Antes de apresentarmos os grandes desafios, é necessário entendermos em qual estágio de amadurecimento que a TI se encontra, pois conforme o tempo passa, as preocupações modificam-se.
Veremos que a TI sofreu mudanças, não só em termos tecnológicos, mas a forma como é apresentada às empresas ou pelo formato da sua atuação.
Os desafios da época em que e TI apenas gerenciava seus ativos, deve-se às entregas tecnológicas, ou seja, o importante era a funcionalidade e estabilidade do ambiente, promovia-se à empresa o suporte aos negócios.
O tempo se passou e as preocupações da TI se transformara, já que o importante não era apenas a entrega do produto, mas sim, entregar um serviço, ou seja, com um valor agregado “extra” tecnologia, pois deveria fazer diferença para a organização. Fazíamos o máximo para identificar as dependências de cada ativo no ambiente, mapear os serviços de negócios versus os recursos de tecnologia.
Atualmente, a TI não se preocupa apenas com o suporte e a entrega do serviço, mas provém ao negócio, à realização de atividades de acordo com os seus objetivos estratégicos, tornando-se mais eficientes e chegando até, ser o próprio produto da empresa.
No momento que a TI interfere positivamente nos negócios da organização, a Governança de TI faça-se necessário, já que o alinhamento entre os dois deve ser extremamente sincronizado, pois mudanças nos ativos e serviços de tecnologia impactarão diretamente nos processos de negócio da empresa.
A TI passa a ser mais um parceiro de negócio do que provedor de serviços, tal o motivo que algumas vezes a área de tecnologia da informação transforma-se em mais uma área de negocio da empresa, isso sem contar que a maioria dos processos de negócio depende exclusivamente da TI.
E com isso, a TI torna-se depende do negócio, forçando a ser vista como um investimento ao invés de custo ou despesa, como enxergada no passado pelas próprias empresas.
A TI evoluiu, e consequentemente, corre atrás do crescimento do seu nível de maturidade através de metodologias, padrões, modelos, notações, frameworks, etc.
A fim de aumentar a qualidade da entrega e controle dos objetivos da organização, consequentemente, a implantação da Governança de TI utilizando CobiT, deve agregar valor de TI em convergência com os objetivos de negócio da organização.
Veja também o Top 3 certificações de TI para você tirar ainda esse ano
Artigos Relacionados






Quais são as vulnerabilidades de segurança cibernética da sua empresa?
Os sistemas corporativos são constituídos por muitas partes distintas, com várias tecnologias e elementos que podem ser menos do que perfeitos. Por isso, praticamente qualquer






Quem são os atores de ameaças?
Ameaças são ações que podem resultar em riscos para um sistema. Um agente de ameaça é a fonte da ameaça no sistema. Além disso, é






Ferramentas de Engenharia Social
A Engenharia Social é uma técnica de ataque que se baseia na psicologia ao invés do conhecimento sofisticado de software ou hardware, pois busca explorar
Responses