Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

A TI evoluiu?

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 25 de fevereiro de 2014

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Antes de apresentarmos os grandes desafios, é necessário entendermos em qual estágio de amadurecimento que a TI se encontra, pois conforme o tempo passa, as preocupações modificam-se.

Veremos que a TI sofreu mudanças, não só em termos tecnológicos, mas a forma como é apresentada às empresas ou pelo formato da sua atuação.

Os desafios da época em que e TI apenas gerenciava seus ativos, deve-se às entregas tecnológicas, ou seja, o importante era a funcionalidade e estabilidade do ambiente, promovia-se à empresa o suporte aos negócios.

O tempo se passou e as preocupações da TI se transformara, já que o importante não era apenas a entrega do produto, mas sim, entregar um serviço, ou seja, com um valor agregado “extra” tecnologia, pois deveria fazer diferença para a organização. Fazíamos o máximo para identificar as dependências de cada ativo no ambiente, mapear os serviços de negócios versus os recursos de tecnologia.

Atualmente, a TI não se preocupa apenas com o suporte e a entrega do serviço, mas provém ao negócio, à realização de atividades de acordo com os seus objetivos estratégicos, tornando-se mais eficientes e chegando até, ser o próprio produto da empresa.

No momento que a TI interfere positivamente nos negócios da organização, a Governança de TI faça-se necessário, já que o alinhamento entre os dois deve ser extremamente sincronizado, pois mudanças nos ativos e serviços de tecnologia impactarão diretamente nos processos de negócio da empresa.

A TI passa a ser mais um parceiro de negócio do que provedor de serviços, tal o motivo que algumas vezes a área de tecnologia da informação transforma-se em mais uma área de negocio da empresa, isso sem contar que a maioria dos processos de negócio depende exclusivamente da TI.

E com isso, a TI torna-se depende do negócio, forçando a ser vista como um investimento ao invés de custo ou despesa, como enxergada no passado pelas próprias empresas.

A TI evoluiu, e consequentemente, corre atrás do crescimento do seu nível de maturidade através de metodologias, padrões, modelos, notações, frameworks, etc.

A fim de aumentar a qualidade da entrega e controle dos objetivos da organização, consequentemente, a implantação da Governança de TI utilizando CobiT, deve agregar valor de TI em convergência com os objetivos de negócio da organização.


Veja também o Top 3 certificações de TI para você tirar ainda esse ano


Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *