3 mitos frequentemente repetidos sobre a ISO/IEC 20000. Conheça bem cada um deles!
Venho mostrar aqui, alguns dos 3 mitos repetidos com mais frequência como fatores de medo e razões para não “implementar” a ISO/IEC 20000. Mas como assim, isso existe? De fato, sim!
Então, se você quer saber mais deste tema, fique ligado e leia até o final. Além disso, você vai saber o que cada um deles esconde. Vamos lá?
Mito 1 – ISO/IEC 20000 é apenas para grandes empresas
Uma das cláusulas do padrão diz, “Todos os requisitos que fazem parte da ISO/IEC 20000 são genéricos e se pretende que sejam aplicáveis a todos os prestadores de serviços, independentemente do tipo, tamanho e da natureza dos serviços prestados”.
Todas as empresas podem usar as normas de sistema de gerenciamento – grandes, pequenas, privado, público, sem fins lucrativos. ISO/IEC 20000-1 declara o que se deve alcançar. Ou seja, podemos variar como isto se obtém, o padrão aplicado a todos os tipos e tamanhos de empresas.
Mito 2 – ISO/IEC 20000 é aplicável apenas à infraestrutura de TI


ISO/IEC 20000 é sobre gerenciamento de serviços. Enquanto todos os requisitos na parte 1 estão satisfatório, pode aplicar-se a qualquer serviço.
Na realidade, é usado principalmente para serviços de TI, mas também tem sido usado para serviços de terceirização de processos de negócios.
Além de poder ser aplicado em diferentes contextos de TI – telecomunicações, serviços em nuvem, serviços de mídia etc. “Todos os requisitos desta parte da ISO/IEC 20000 são (…) (…) aplicáveis independentemente de (…) a natureza dos serviços prestados”.
Mito 3 – ISO/IEC 20000 fará meu gestão de serviços lento, caro e burocrático
Isso pode ser verdade, se você implementá-lo desta forma. No entanto, não é nenhum pouco necessário. De fato, se você fizer os processos/procedimentos etc. muito burocrático, é provável que o prestador de serviços não irá utilizá-lo. A documentação se faz necessária para uso do fornecedor de serviços.
A documentação pode ser minimizado e simplificada para torná-la fácil de usar. As políticas, processos, procedimentos e planos se harmonizam usando técnicas como a Six Sigma ou Lean.
Lembre-se que a ISO/IEC 20000-1 lhe diz o que fazer. Você é que decide como fazer e pode escolher para torná-lo rápido, eficiente e simplificado. Muitas implementações da ISO/IEC 20000 se tornam mais ágil à medida que amadurecem e passam por uma melhoria contínua.
Em resumo, existem muitas percepções sobre a ISO/IEC 20000 que são mitos. E se você tiver mais dúvidas, por favor, pergunte nos comentários.
Enfim, vamos juntos solidificar uma comunidade sobre gestão e governança de TI.
E se acaso você quiser deixar o seu ponto de vista, fique à vontade, comente.
Que logo após, nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve. Até mais!
Artigos Relacionados






Quais são as vulnerabilidades de segurança cibernética da sua empresa?
Os sistemas corporativos são constituídos por muitas partes distintas, com várias tecnologias e elementos que podem ser menos do que perfeitos. Por isso, praticamente qualquer






Quem são os atores de ameaças?
Ameaças são ações que podem resultar em riscos para um sistema. Um agente de ameaça é a fonte da ameaça no sistema. Além disso, é






Ferramentas de Engenharia Social
A Engenharia Social é uma técnica de ataque que se baseia na psicologia ao invés do conhecimento sofisticado de software ou hardware, pois busca explorar
Responses