Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

10 fatos essenciais sobre a ITIL. Confira!

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 21 de novembro de 2023
10 Fatos Essenciais sobre ITIL

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

10 fatos essenciais sobre a ITIL que você talvez não saiba. Confira!

Se a ITIL ainda não é familiar para você a fim de dominá-la, aqui tem uma lista das coisas que poderão causar embaraço, caso você não as saiba. Então, continue neste post e se liga aí em 10 fatos essenciais sobre a ITIL que vamos te apresentar!

#1

ITIL significa “biblioteca de infraestrutura de tecnologias de informação” (Information Technology Infrastructure Library, em inglês).

#2

Consiste, portanto, num conjunto de recomendações consideradas boas práticas pela comunidade de gestão de serviços de TI, mas aplicáveis a todos os setores de atividade. Essas recomendações foram recolhidas num processo de consulta, em que a itSMF desempenhou um papel-chave. Em suma, a ITIL é composta por um conjunto de 5 livros, além de diversas publicações complementares.

#3

Em 2019, a ITIL passou por uma atualização, a nova versão é chamada ITIL 4. Ela foi projetada para ajudar as empresas a atender a crescente demanda do complexo ambiente digital em que vivemos na atualidade.

#4

Não há uma forma correta e única de implementar ITIL, uma vez que a adoção dela, por qualquer empresa, requer interpretação e customização das boas práticas à organização.

#5

A adoção da ITIL é usualmente parcial pois é praticamente impossível “ter tudo” e ainda conseguir um ROI favorável. Dessa forma, a seleção do que se deverá adotar (quais processos, por exemplo) é uma das questões mais notáveis a qual qualquer empresa tem que responder para obter sucesso na implementação. Essa questão tem uma resposta diferente para cada empresa.

Homem usando computador e aplicando conhecimentos da ITIL
Uma das metas da ITIL se trata em munir práticas de gestão de serviços de TI

#6

A capacitação de pessoas é uma forma comum de iniciar a adoção da ITIL. O percurso de certificação inicia-se com um curso sobre os Fundamentos da ITIL (também designados Foundations, ou Fundamentals) e a realização de um exame de resposta múltipla, com a aprovação do qual se obtém a certificação. Uma vez que conseguida esta certificação, há uma grande variedade de outros cursos e certificações que permitem dar continuidade ao desenvolvimento através da aquisição de competências específicas.

#7

A formação e as certificações ITIL são relevantes principalmente para os gestores de TI, mas os técnicos também devem conhecer os princípios, conceitos e a estrutura, de modo a compreenderem o seu papel “no grande esquema das coisas” e poderem assim maximizar o seu contributo.

#8

Não se podem certificar empresas em ITIL, uma vez que a implementação da ITIL é diferente em cada empresa, não havendo por isso uma checklist universal de implementação correta, que é a base de qualquer processo de auditoria/certificação.

#9

A certificação para empresas mais próxima da ITIL é a certificação em ISO/IEC 20000, norma essa que se baseia na ITIL, mas com a pequena/grande diferença de não permitir qualquer adaptação.

#10

Não existem ferramentas certificadas para ITIL (software, por ex.), porque na implementação da ITIL o que é correto numa empresa poderá não ser em outra. Apesar disso, ao longo do tempo tem existido quem tente passar a ideia que tal certificação existe. Tenha cuidado porque implementar uma ferramenta é diferente de implementar um processo.

Ainda não conhece a ITIL 4? Faça nosso Curso ITIL 4 Foundation.

Gostou do artigo? Então deixe o seu comentário!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *