Benefícios e Limitações da Cloud Computing

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 12 de maio de 2020
Benefícios e Limitações da Cloud Computing

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Benefícios e Limitações da Cloud Computing

Até poucos anos atrás, a computação em nuvem (do inglês “Cloud Computing”) era tida como uma tendência futura. A aposta era de que não mais precisaríamos instalar programas para realizar, desde tarefas básicas (como mexer com planilhas) até trabalhos mais complexos (vide edição de imagens e vídeos), pois tudo seria feito pela internet.

Neste artigo veremos cada fator limitante e os benefícios de se manter uma nuvem, como, por exemplo: os custos; espaço para armazenamento; flexibilidade; manutenção de TI verde em troca da redução de energia e equipamentos. Além de: mobilidade; requisitos de segurança; limitações quanto à localização dos dados; privacidade; a dependência da Internet e o processo de migração para dentro ou fora da nuvem.

Faça GRATUITAMENTE o Curso Online Cloud Computing Overview

Os Benefícios da Cloud Computing (computação em nuvem)

  • Redução de Custos: A computação em nuvem é vista como um investimento incremental, desse modo as empresas podem poupar dinheiro a longo prazo através da obtenção de recursos.

 

  • Aumento de armazenamento: ao invés de adquirir grandes quantidades de armazenamento, as organizações podem aumentar o armazenamento de forma incremental. Solicitando, portanto, ao fornecedor de serviços espaço adicional, quando a necessidade é reconhecida.

 

  • Altamente automatizado: Como o software e os requisitos de hardware ficam hospedados em um provedor de nuvem, então, os departamentos locais de TI não têm mais que se preocupar em manter as coisas em dia e disponíveis.

 

  • Maior mobilidade: Uma vez que as informações são armazenadas na nuvem, acessá-las é bastante simples. Assim, basta o usuário ter uma conexão com a Internet, independentemente de onde estão localizados.

 

  • Mudança do foco da TI: Uma vez que a responsabilidade do ambiente de computação tem, essencialmente, deslocado para o provedor de nuvem, os departamentos de TI podem agora se concentrar mais nas necessidades da organização e no desenvolvimento de aplicações estratégicas e táticas e não nas necessidades operacionais do dia-a-dia.

 

  • Rumo a TI Verde: Ao liberarem os espaços físicos, a virtualização dos aplicativos e dos servidores contribui para a redução de equipamentos, assim como a necessidade de ar condicionado, consequentemente, menos desperdício de energia elétrica. Manter as coisas atualizadas: Similar a mudança de foco da TI, este benefício acontece em virtude das novas exigências dos prestadores de serviços de nuvem, ou seja, o foco dos prestadores é acompanhar e manter as mais recentes ferramentas e técnicas para a contratante.

Está gostando do artigo? Conheça também o Top 10 das Certificações de TI


As Limitações da Cloud Computing (Computação em Nuvem)

As diversas áreas problemáticas para os ambientes de computação em nuvem são:

  • Segurança: Como os dados não estão mais em sua própria organização, a segurança torna-se uma questão primordial e perguntas devem ser respondidas. Por exemplo: Os dados são protegidos de forma adequada? Existe um sistema à prova de hacker? Você consegue cumprir com os requisitos regulamentares e governamentais para a privacidade? Como você descobre o vazamento de informações? Desse modo, é importante notar que a governança corporativa estará sempre muito preocupada com os dados que são armazenados fora da organização.

 

  • Localização e Privacidade dos Dados: Onde estão armazenados os dados? Como os dados são armazenados? O provedor tem segurança adequada para os dados nos locais onde eles estão armazenados?

 

  • Dependência da Internet: Já que os recursos de cloud não estão disponíveis na rede local, você tem que se preocupar com a disponibilidade da Internet. Se você perder o acesso à Internet, o que que acontece ao seu ambiente de computação em nuvem? Se o seu provedor de serviço aumentar os períodos de indisponibilidade, o que você faz com os seus colaboradores e clientes? O que você faz em caso de aumento da latência ou atrasos nas respostas?

 

  • Níveis de disponibilidade e de serviço: A maioria das organizações está familiarizada com os acordos de níveis de serviços. Então, o acordo de nível de serviço especifica a quantidade da capacidade de serviço que alguém tem em fornecer, assim como as sanções por seu não fornecimento. Como você pode ter certeza de que o prestador de serviços em nuvem tem recursos suficientes para manter um acordo de nível de serviço que você assinou com eles?

 

  • Migração das aplicações de negócio: Você consegue migrar seu aplicativo para as plataformas internas da sua organização de um fornecedor de cloud? Quais os esforços para transferir as informações armazenadas em seus sistemas e usá-los em um provedor SaaS na nuvem? Você pode recuperar o custo de uma maneira eficaz?

Gostou deste artigo? Então, leia também: Carreiras e Certificações em Gerenciamento de Serviços de TI

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Você voltou! 😊 Expirado!
00 Days
00 Hrs
00 Mins
00 Secs
Aproveite agora o desconto de 10%! Essa é a sua última chance! Resgatar Agora!

×

Olá Visitante! 😊 Você têm: Expirado!
00 Days
00 Hrs
00 Mins
00 Secs
para aproveitar o desconto de 15% (apenas nos cursos) Resgatar Agora!

@

Não ativo recentemente
X
X
X