Academy Responde: Gerenciamento de Liberação e ITIL

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 10 de junho de 2015
Academy Responde ITIL

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Academy Responde: Gerenciamento de Liberação e ITIL para Desenvolvimento de Software

No canal do YouTube da PMG Academy, existe uma série de vídeos com perguntas e respostas sobre o contexto de ITSM, Governança e Gestão de TI. E vamos trazer para você aqui também, o Academy Responde sobre a ITIL.

No vídeo a seguir, Adriano Martins, CEO da PMG Academy, responde a duas perguntas.

1. Pergunta do Antônio Tadeu Zanotelli:

A ITIL V3 pode ser usada em qualquer desenvolvimento de um serviço novo ou alterado, mas é exclusivo para serviços de infraestrutura?

2. Pergunta da Claudia Campos:

Quem é o responsável (Disciplina do ITIL-Gerência/Papel) pelo acompanhamento de um piloto (implantação limitada de um serviço de TI, uma liberação ou um processo ao ambiente de produção)?

Assista agora:

Visitem a loja virtual da Academy:

Exames e Cursos sobre Governança e Gestão de TI.

Aliás, se você quiser saber um pouco mais sobre a ITIL v3, continue aqui conosco. Abaixo, saiba mais sobre esse framework a fim de buscar mais noção sobre ele.

Sobre a ITIL v3

De acordo com os estudos da ITIL v3, os processos de negócio são as principais fontes de demanda por serviços. Assim, Padrões de Atividade de Negócio (PAN) influenciam os padrões de solicitação de serviços dos prestadores.

Então, se torna muito importante estudar o negócio do cliente para identificar, analisar e codificar esses padrões a fim de fornecer uma base para a ITIL v3 e o Gerenciamento da Capacidade.

Portanto, visualize as atividades do negócio do cliente e os planos, em termos de demanda para suportar os serviços.

Por exemplo, uma ordem de compra (atividade) pode resultar em um conjunto de solicitações (demanda) gerado pelo processo de faturamento (processo de negócio do cliente).

O que aprender?

Ao estudar o curso ITIL v3 Foundation, você verificará que a análise e o monitoramento dos padrões de atividade do processo de negócio farão com que seja possível prever a demanda por serviços e no catálogo de serviço.

Isto é, que apoiam o processo de negócio, como por exemplo, detectar que este processo de faturamento ocorre sempre no último dia de cada mês.

Veja também: ITIL® Credit System.

Também é possível prever a demanda por serviços subjacentes de ativos que suportam esses serviços. Os padrões da demanda ocorrem em vários níveis.

A Gestão da Demanda baseada em atividade pode exigir uma cadeia de padrões para assegurar que os planos de negócio dos clientes estejam sincronizados com o plano de gerenciamento de serviços.

Como vimos, a principal fonte de demanda por serviços de TI trata da execução dos processos de negócios dentro da organização.

Enfim, se você tem a sua pergunta aí guardada, pode deixá-la aqui nos comentários.

Ainda não conhece a ITIL 4? Faça nosso Curso ITIL 4 Foundation.

Pois, logo em seguida, nós, da PMG Academy, vamos preparar um conteúdo bacana para você. Até mais!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *