Seria um pouco mais fácil se os problemas na TI fossem resolvidos apenas com o emprego da tecnologia. Por exemplo, um problema gerado no servidor porque um patch foi aplicado, mas não foi testado antes da sua implantação.
Neste caso, a solução técnica poderia ser a aquisição de um novo servidor como contingência que proveria uma capacidade contra estes tipos de falhas.
Isso não resolveria o problema por completo, já que quanto mais complexidade no ambiente, maior os pontos de falhas.
Então, a real solução seria a garantia de processos de testes através da definição e documentação de uma política de testes, avaliação de um novo ambiente de testes e/ou homologação e através do acompanhamento por pessoas devidamente treinadas.
Como vimos, somente com a tecnologia não teríamos uma solução para este exemplo de problema, e pior, contribuiríamos ainda mais com a magnitude das dificuldades.
O principal fator que contribui para as turbulências e imprevisibilidade, bem como o aumento da concorrência e as demandas dos clientes que caracterizam o mundo dos negócios, é a TI, juntamente com o processo de globalização.
A TI eliminou as restrições de tempo, espaço e acesso ao conhecimento. Estamos experimentando uma revolução no gerenciamento de serviços de TI.
O principal desafio para a TI é deixar de ser usada apenas para dar suporte na tecnologia, pois agora, a TI deve atender às demandas dos diferentes grupos de usuários e clientes. Com isso, transformando seu foco de um ponto de vista técnico para um foco voltado à serviço.
Estude para a sua Certificação em Processos, Metodologia e Governança de TI com nossos Cursos Online, veja agora!
Artigos Relacionados



