Você já percebeu que os frameworks contém bastante informações valiosas e que podem prover um enorme número de experiências práticas e oportunidades de aprendizagem às empresas, mas na prática nem todas elas conseguem se beneficiar de todas essas informações e experiências.
Fizemos uma seleção com os diferentes tipos de situações que a empresa aplica os diversos tipos de frameworks disponíveis de forma errada. Veja só:
Ajustes e Sobreposição
Frameworks que têm o seu foco em domínios específicos da categoria de gerenciamento de informações e quando não se encaixam, ocorre o que se chama de sobreposição.
Quando aplicamos frameworks em diversos domínios sem fazer uma otimização do sistema é necessária uma coordenação e alinhamento para que tudo funcione corretamente, o que é difícil de atingir sem que os frameworks sejam integrados corretamente.
Veja alguns destes frameworks: A ITIL é focado no gerenciamento de serviços, o BiSL é focado em gerenciamento de informações, ASL é focado em gerenciamento de aplicações, CMMI se concentra no desenvolvimento, enquanto o ISPL é focado em fornecer gerenciamento. A ITIL, BiSL e o ASL têm funções e processos similares, o que pode resultar na sobreposição.
Integração entre domínios
Alguns frameworks se focam em aspectos específicos de gerenciamento de serviços (ITC) e existe no mercado alguns que frameworks comerciais que conseguem integrar esses domínios, mas como você já sabe, eles são disponibilizados apenas em versões menores.
E com a crescente especialização em domínios específicos, essa integração entre domínios não recebe a atenção devida.
Requisitos de Compatibilidade
Algumas empresas se deparam com altos requisitos de compatibilidade. O framework CobiT ajuda as empresas a atenderem esses requisitos de compatibilidade.
Na prática muitas empresas acham difícil lidar com a relação complicada do CobiT com alguns frameworks (ITIL, CMMI ou ISPL).
Falta de foco nos negócios
A maioria dos frameworks tende a focar na entrega de processos ou no valor e/ou resultados dos negócios e adotar uma perspectiva comum na área de TI, que vê de dentro pra fora. Isto tende a dispersar o foco de diversas empresas do que realmente importa que são os clientes e os negócios.
Fanatismo
Alguns frameworks foram desenvolvidos para um domínio de gerenciamento especifico e se tornam tão apegados a esses domínios que se tornam quase fanáticos.
O mau uso ou a má aplicação de um framework a um determinado domínio que não foi devidamente desenvolvido pode causar uma perda no foco dos negócios.
E então, você acha que as empresas estão fazendo o melhor uso dos frameworks disponíveis no mercado?
Acesse a nossa Biblioteca Digital e nossa seção de simulados para certificação
Veja uma lista de Cursos Online Oficiais para Certificações em Gestão e Governança de TI
Artigos Relacionados



