0 - R$0,00

Nenhum produto no carrinho.

4 itens básicos que garantem a segurança do seu PC

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 2 de setembro de 2018
4-Itens-Básicos-Que-Garantem-a-Segurança-do-Seu-PC-1

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

4 itens básicos que garantem a segurança do seu PC. Saiba como fazer!

Neste artigo, eu vou te mostrar 4 itens básicos mais importantes que garantem a segurança do seu PC contra hackers, vírus etc. a fim de ajudá-lo. Pois, sabemos o quanto é chato, quando algumas fatos ruins que chegam da Internet nos afetam.

Aliás, muitas vezes pecamos por esquecer de coisas tão simples como as que vou apresentar.

Dessa forma, continue ligado aqui conosco e veja como você pode se proteger melhor e com mais eficácia, com efeito de se livrar de danos mais graves. Vamos lá?

1. Segurança do sistema operacional

O sistema operacional é um software muito importante para o seu computador. Ele é responsável por tarefas básicas, como por exemplo: reconhecer quando conectamos um teclado, monitorar arquivos e diretórios no disco rígido, controlar a conexão de periféricos (impressoras, scanners etc.) e organizar os programas de modo que eles não se misturem e nem se sobreponham.

Ele também é responsável pela segurança do sistema. Isto é, não permite que usuários não autorizados o acessem.

Importância da proteção

Um sistema operacional protegido tem uma grande importância na segurança das redes como um todo. As atualizações de cada computador são mandatórias para um trabalho efetivo, eficiente e seguro do sistema na rede.

Nos últimos anos, temos sistemas operacionais mais sofisticados com várias propriedades de segurança para o seu PC. Mas, que podem ficar vulneráveis se não forem administrados, configurados e monitorados adequadamente.

Às vezes, atualizar o sistema operacional pode levar a problemas de interoperabilidade com outros sistemas. Portanto, cuidados devem ser tomados quando fazemos esta atualização.

Como proteger o sistema operacional

  1. Atualize o SO: é importante instalar regularmente as últimas atualizações disponíveis para evitar a entrada de Malware em seu computador. Decerto, isso pode ser feito habilitando as “atualizações automáticas” ou fazendo o download manual através de sites, como por exemplo, o da Microsoft no caso do Windows;
  2. Instale um antivírus: vírus, worms e outros malwares são alguns dos problemas mais prolíficos na Internet. Mas, o usuário pode contar com bons antivírus, que fornecem vários serviços além da simples detecção de ameaças. No entanto, qualquer um, só cumpri o seu papel com eficácia, se mantido atualizado e se as varreduras do sistema feitas com frequência;
  3. Habilite o firewall: assim como os antivírus, os firewalls são projetados a fim de proteger o seu sistema de ameaças da Internet, como hackers, vírus e worms. Ou seja, filtrando todas as comunicações suspeitas enviadas para o seu computador. No entanto, ele deve estar funcionando muito bem;
  4. Use senhas fortes: senhas controlam o acesso a arquivos, programas, computadores, discos rígidos e redes. Além disso, evitam que usuários não autorizados vejam seus arquivos. Senhas mal escolhidas facilitam a entrada de invasores. Assim sendo, configure bem suas senhas e as mantenha secretas. Jamais compartilhe com outros!

2. Segurança física do PC

Homem trabalhando com seguranca em pc e laptop
Além das ameaças vindas da Internet, cuide das conexões e mantenha os cabos em ordem

A primeira etapa na segurança se deve em considerar a proteção física do computador. Pois, isso inclui fatores como alimentação elétrica, posicionamento no ambiente, temperatura e etc. A falha de qualquer um dos fatores referidos, leva o computador a riscos.

Desse modo, há uma boa possibilidade que o seu computador seja um dos itens mais caros da sua casa. Ou se você tiver um notebook, certamente ele é o objeto mais valioso que carrega em sua mochila.

E embora sua apólice de seguro possa cobrir os custos de substituição caso eles sejam roubados, não há nada que o dinheiro possa fazer para recuperar dados preciosos ou pessoais. Assim sendo, a segurança física se faz tão importante quanto a segurança do software.

3. Cadeados de computador

Está disponível para os PCs um recurso de bloqueio, que é um soquete na frente do gabinete para travar e destravar. Isso nos ajuda a evitar que usuários não autorizados obtenham acesso ao hardware do PC e também impede que eles inicializem o sistema com seu próprio hardware.

4. Segurança da BIOS

BIOS (Basic Input Output System) são softwares que descrevem o que um computador pode fazer sem acessar os programas no disco. Ou seja, eles contêm um código que controla o teclado, o monitor, as comunicações seriais, paralelas e algumas outras funções.

O BIOS vem dentro de um chip ROM no computador, o que garante que ele não sofre danos, no caso de falhas do disco. Nesse sentido, definir a senha do BIOS evita que usuários não autorizados reinicializem e manipulem o sistema.

Isso fornece um baixo nível de segurança, pois alguém pode desconectar as baterias e acessar o BIOS com as senhas padrão do fabricante. No entanto, leva algum tempo para que usuários não autorizados abram a carcaça e acessem o BIOS. Em suma, ele também deixa alguns vestígios de adulteração.

E você? Se lembra de algo básico que pode nos ajudar a completar esta lista? Então, deixe o seu ponto de vista!

Mas, se você gostou das nossas dicas, fique à vontade para contar aos seus amigos. Elas valem ouro.

Se acaso ficou com alguma questão, não hesite e comente aqui o que você pensa.

Que logo após, nós, da PMG Academy, vamos te responder o mais breve. Até mais!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MOF 4.0 Foundation
Gratuito!

Com direito ao certificado de conclusão!

Aproveite que é por tempo indeterminado. Acesso por 1 ano!

Edit
Forgotten your password? Click here to reset it.
Edit